Uma pesquisa do Sebrae, divulgada pela Receita Federal, mostrou que, de cada 10 empresas abertas no Brasil no período entre 2005 a 2009, apenas 7 continuaram o empreendimento após dois anos de abertura porque o restante não sabe como fazer projeções de faturamento de negócio de maneira realista.
Toda casa precisa de uma base e, da mesma forma, sua empresa precisa do planejamento. Esse é um fundamento importante, pois permite que você tenha conhecimento e antecipe os problemas, dificultando qualquer possível queda ou erro.
Você sabe como fazer projeções de faturamento usando o famoso Plano de Negócios? Continue lendo e entenda mais sobre isso.
Entenda primeiro o seu negócio
Você só vai conseguir realizar um cálculo realista se entender o que sua empresa faz ou fará de fato. Escreva no papel algumas perguntas, como:
- Do que se trata o seu empreendimento?
- Quem são os seus principais clientes?
- Qual o valor investido no negócio?
- Em quanto tempo deseja que o seu investimento dê retorno (considere um tempo realista para o tipo de mercado em que trabalha)?
- Qual é o faturamento atual da empresa?
Essas informações ajudam a traçar o perfil do seu empreendimento, que é o primeiro passo para fazer projeções de faturamento do negócio de forma realista e fundamentada.
Projeções de faturamento de negócio: analise os históricos
Se você já tem a empresa há mais de um ano, analise no mesmo período relacionado ao ano passado quanto foi faturado e o que mais vendeu.
É muito importante que você tenha guardado, seja digitalmente ou no papel, o seu histórico de vendas; dessa forma, você consegue projetar o seu faturamento de modo muito real.
Não se esqueça de levar em consideração o cenário financeiro da população na época analisada também. Isso interfere na sua projeção. Por mais que seja o mesmo período, se as épocas tiverem diferentes cenários econômicos distintos, a sua projeção deve ser feita considerando essas disparidades.
Acompanhe a concorrência
Se você não possui ainda um histórico, é muito importante verificar os produtos ou serviços que mais vendem na concorrência. Caso você já tenha, além de analisar o seu, acompanhe os dados da concorrência.
Por mais que sejam empresas diferentes, o nicho de mercado se comporta da mesma forma por causa dos cenários (políticos, demográficos e econômicos). Analisando o concorrente, você pode fazer uma projeção do que poderá vender e quanto vai faturar.
Conheça o seu público
Quem são ou serão os seus clientes? Você conhece os gostos, o perfil de consumo, quanto podem ou estão dispostos a pagar pelo seu produto e o que é importante para eles?
Essas são perguntas que você deve responder. As projeções de faturamento de negócio só são reais quando você considera o principal fator deles: o comprador, ou seja, quem vai fazer a sua empresa faturar.
Uma dica para gerar um bom histórico e fazer projeções de faturamento de negócio significativas é ter o máximo de dados que conseguir do seu consumidor.
O comportamento e os hábitos de compra do público te ajudarão a traçar estratégias de valores que irão resultar nos seus faturamentos futuros e serão projeções de receita reais porque irão considerar o fator determinante para o sucesso: o faturamento que é possível com o seu cliente.
Agora é com você!
Você pode escrever ainda mais informações de acordo com os tópicos que te passamos aqui. O planejamento completo é essencial para realizar projeções de faturamento de negócio realistas e possíveis de serem alcançados e ultrapassados.
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