Como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil?

Apostar em uma assessoria contábil é a chave para manter a empresa operando de forma saudável financeiramente e em dia com suas obrigações.

Apostar em uma assessoria contábil é a chave para manter a empresa operando de forma saudável financeiramente e em dia com suas obrigações legais e tributárias. Porém, você sabe como funciona uma assessoria contábil?

Ao investir nesse tipo de serviço, o gestor garante que seu negócio tem o melhor regime de tributação para seu porte, serviço e estrutura, e ainda aumenta a credibilidade da empresa no mercado. Neste post, você verá como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil.

Como funciona uma assessoria contábil?

Não são poucos os empresários e gestores que têm dificuldades quando o assunto é a contabilidade da empresa. Com isso, acabam perdendo um tempo enorme tentando desvendar informações relativas a impostos, tributações e afins.

Ao contratar uma assessoria contábil, o gestor recebe um auxílio valioso. Os profissionais designados analisam e interpretam dados contábeis da empresa, conferindo registros diários e demonstrações expositivas. Com as informações, conseguem sugerir melhorias não só na parte contábil, mas também trabalhista, previdenciária e fiscal.

A assessoria contábil pode ajudar a definir qual é o enquadramento fiscal de determinado negócio, o que é um ponto essencial, já que determina a faixa de imposto que deve ser paga. Isso é essencial para a margem de lucro da empresa. Então, ter um auxílio especializado é fundamental.

Muito além dos aspectos tributários

A assessoria contábil vai além da análise dos aspectos tributários e auxilia os gestores nas tomadas de decisões relativas ao negócio. A contratação de profissionais, por exemplo, tem um impacto financeiro que vai além dos salários a serem pagos. Seu custo compreende também impostos e o pagamento de benefícios como férias, licença-maternidade e 13º salário.

Esses cálculos precisam ser feitos de forma precisa para não prejudicar a análise do fluxo de caixa da empresa, controlar o capital de giro e decidir a melhor forma de promover o crescimento da empresa.

Quais as vantagens de uma assessoria contábil?

São diversas as vantagens de apostar na contratação de uma assessoria contábil para sua empresa. Entre elas estão a certeza de que seu negócio conta com o regime de tributação mais adequado para ele e ainda o fortalecimento da credibilidade da empresa no mercado.

Isso acontece porque, com o auxílio contábil, o negócio se mantém atualizado nos planos financeiros e econômicos, o que evita a inadimplência, mantém despesas e receitas em equilíbrio e ajuda a criar um bom relacionamento com fornecedores e clientes.

1. Trâmites em repartições

Em muitos momentos sua empresa precisará atualizar documentos, como a renovação de alvarás. Além disso, processos de fusão, incorporação, cisão ou mesmo alterações contratuais vão sempre requerer a figura de um profissional de contabilidade para o seu auxílio.

Por essa razão, contar com uma assessoria contábil significa ter a quem delegar tarefas como essas. Não faz sentido que o empresário perca muitas vezes um dia inteiro de trabalho para ficar em função de documentos que precisam ser obtidos junto a órgãos públicos.

2. Escrituração contábil

Internamente você até pode dar conta dos seus registros de entradas e saídas, mas além disso é preciso organizar os documentos comprobatórios dessas movimentações. A esse processo dá-se o nome de escrituração contábil, procedimento obrigatório à grande parte das empresas.

Desde 2007, com a implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) não é mais necessário manter os livros impressos, mas o registro contábil deve ser enviado online para os órgãos responsáveis pela fiscalização.

3. Procedimentos fiscais e planejamento tributário

Você já tem em mente quais serão os impostos que precisarão ser recolhidos ao longo do ano? Esse pode parecer um item dos mais básicos de um planejamento (e é), mas muitas empresas chegam à metade do ano sem saber ao certo quais impostos terão que pagar nos meses seguintes.

Esse desconhecimento com relação ao planejamento tributário invariavelmente resulta em escolhas erradas. Por exemplo, buscar outro regime tributário, aparentemente mais oneroso, pode representar economia em médio e longo prazo. É preciso estar atento às possibilidades para definir quais delas serão capazes de gerar maior economia.

4. Departamento pessoal e Recursos Humanos

A contratação e o desligamento de colaboradores não são processos simples. No primeiro caso, além de todas as formalidades de registro, é preciso saber quais são os testes de seleção e como definir o perfil dos candidatos a uma vaga. Muitas assessorias contábeis trabalham em parceria com profissionais de Recursos Humanos para facilitar esse processo.

O mesmo se aplica ao desligamento de colaboradores. Há cálculos trabalhistas complexos para serem realizados e deixar de quitar todas as obrigações pode implicar em processos trabalhistas no futuro. Portanto, garanta que esses procedimentos serão executados por profissionais experientes nessa função.

5. Consultoria em gestão financeira

Esse talvez seja um dos papéis mais importantes assumidos pelas assessorias contábeis nos últimos anos. Muito se fala que o profissional de contabilidade deve ser proativo e essa é a mais pura verdade. Muitas empresas nem sequer sabem que poderiam estar melhores se tivessem a correta assessoria tributária.

O papel das assessorias contábeis como consultoria é, portanto, singular. Trata-se de identificar os pontos fracos do negócio, em termos financeiros e tributários, e sugerir mudanças ou melhorias de forma a tornar a empresa mais produtiva e rentável.

6. Atuação em contabilidade de custos

Uma das variações da gestão financeira é a contabilidade de custos. Trata-se, de maneira simples, de compreender quais são e como se dão os gastos de uma empresa e, a partir disso, propor estratégias para reduzi-los, sem que isso impacte na redução da produtividade.

Isso inclui, por exemplo, melhores práticas de formulação de preços, levando-se em consideração custos fixos e variáveis e, também, custos indiretos ou ocultos que na maioria das vezes são relegados a segundo plano por aqueles que não têm tanta experiência.

7. Escolha de sistemas mais adequados para sua empresa

Que as empresas precisam se modernizar, isso é bem provável que você já saiba. Contudo, quando saem em busca de um software de gestão financeira, muitas companhias não sabem ao certo do que precisam. A melhor forma de enenteder qual sistema é o certo para suas necessidades é através das sugestões que vêm de assessorias contábeis.

A partir do momento que elas compreendem qual é o fluxo financeiro de uma companhia, torna-se mais fácil para elas sugerirem ferramentas. E se o escritório de contabilidade fala a “mesma língua” que o seu financeiro, ainda melhor.

Não vale a pena ficar sem assessoria

Para aproveitar ao máximo o auxílio oferecido pela assessoria contábil, é importante reunir e organizar todas as informações relevantes para a atuação dos profissionais externos, garantindo fácil acesso a elas.

Para que o relacionamento funcione da melhor forma possível, é essencial que você mantenha contato constante com sua assessoria contábil para ficar a par de informações relevantes sobre o seu negócio. A transparência é outro ponto fundamental. Não omita nenhum dado da empresa para garantir que a avaliação dos assessores seja a mais correta possível.

Pode ter certeza que apostar no auxílio de uma assessoria contábil vai impulsionar de forma significativa as finanças da sua empresa.

Fuja do barato que sai caro

Ainda é grande o número de empresários que acredita que “não precisam” de uma assessoria contábil, pois “sabem lidar com a papelada”. Isso até poderia ser verdade há alguns anos, mas já faz tempo que o papel do profissional de contabilidade se tornou muito distinto.

Podemos considerar a “economia” com os valores que seriam destinados a uma assessoria contábil como uma espécie de “barato que sai caro”. Em outras palavras, sua empresa fica com uma falsa sensação de economia, ao mesmo tempo em que deixa de ganhar mais por não saber quais são as melhores escolhas a fazer.

Sendo assim, tenha em mente que uma empresa moderna precisa estar ligada em dois conceitos fundamentais: a informatização da sua gestão financeira, com a utilização de softwares e serviços online capazes de automatizar boa parte dessas tarefas, e a contratação de uma assessoria contábil.

No segundo caso, o simples fato de ter profissionais capacitados para lidar com esse segmento tão importante a qualquer empresa já será capaz de fazer uma grande diferença para o seu negócio. Almeja crescer? Então siga esses conselhos e transforme a sua companhia em um negócio moderno, focando seus esforços naquilo que realmente importa.

LEIA MAIS:

Compartilhe: