Como melhorar a experiência dos consumidores com as fintechs

Melhorar a experiência dos consumidores com as fintechs como forma de pagamento pode coloca-lo à frente de seus concorrentes.

Quer melhorar a experiência do cliente para os seus consumidores? Uma ótima maneira de fazer isso é pensar em como a sua empresa aceita pagamentos. Usar as fintechs pode mantê-lo um passo à frente da concorrência e deixar seus clientes satisfeitos.

Este artigo fala sobre como as fintechs podem beneficiar a sua empresa e melhorar a experiência do cliente ao mesmo tempo.

À medida que a indústria de pagamentos se transforma experiência de trocas, as opções para aceitar pagamentos estão crescendo além da imaginação. Fintechs, como as de pagamentos digitais (móvel, peer-to-peer e comércio digital), estão desafiando a eficiência dos pagamentos tradicionais e bancários. E, a julgar pela taxa de adoção global entre os clientes, as fintechs estão ganhando.

Pegue os pagamentos mobile aceitos nas lojas, como o PayPal ou o Android Pay, por exemplo. A China, os EUA e o Reino Unido são os principais mercados de valor transacional no ponto de venda móvel (mPOS), alcançando aproximadamente R$ 850, R$ 527 e R$ 100 milhões este ano, respectivamente.

Há uma clara demanda dos clientes por esse método, com 12,4 milhões de usuários de POS móveis no Reino Unido este ano, acima dos 10,3 milhões do ano passado. Para compradores online, pesquisas mostram que 39% preferem pagar com uma carteira móvel do que qualquer outro método.

Além de atender às expectativas dos clientes e oferecer um método de pagamento preferencial, quais são os benefícios da implementação das fintechs na loja ou em sistemas online? Há alguma preocupação com novas tecnologias que você deveria conhecer? O que você deve procurar no provedor de serviços de pagamentos de hoje?

A experiência personalizada perfeita para o cliente

Os setores de varejo e hotelaria de hoje são orientados para a experiência do cliente, mas implementar uma tecnologia de pagamentos não precisa ser feito em grande escala para ser eficaz.

Um bom processo de pagamento contínuo é esperado, mas um mau pode prejudicar a reputação da sua empresa. Um impressionante pode converter um cliente não intencional em um embaixador da marca leal.

Mike Hinojosa, diretor sênior de gerenciamento de produtos da empresa de tecnologia Agilysys, explicou como isso funciona no setor de hospitalidade. “Os hotéis podem gastar milhões de dólares em uma remodelação, mas se eles não têm o ponto certo de experiência, isso ainda pode resultar em uma classificação de uma ou duas estrelas”, disse ele.

Uma das maneiras populares de elevar a experiência por meio de pagamentos é implementar a tecnologia móvel, como o ponto de venda móvel (mPOS). “De toda a tecnologia de POS, o celular é o mais acessível, real e não futurista. O celular é o agora”, disse Mike.

A penetração de telefones móveis no Reino Unido, por exemplo, já superou a de laptops, com 85% dos adultos possuindo um. Enquanto isso, 91% dos consumidores usam seus celulares pelo menos uma vez por dia e sentem-se confortáveis ​​usando seus smartphones para tarefas como compras (52%) e mídias sociais (49%).

Se você puder alinhar e integrar seu processo de pagamentos com os hábitos comuns diários deles, criará uma experiência pessoal para seu cliente se divertir em suas redes sociais.

O POS móvel também permite que sua equipe crie uma experiência pessoal ideal se você tiver um leitor de cartão móvel e puder servir/ajudar os clientes individualmente.

“Sua equipe agora é a embaixadora da sua marca – eles são a fachada da propriedade e podem oferecer a melhor experiência pessoal para os convidados que eles estão atendendo rapidamente”, acrescentou Mike. Conclusão: em 2018, as empresas que investem nesta experiência conquistaram seus clientes.

Diminua os tempos de espera

Assim como os processos de pagamento mais ágeis, os clientes falam mais sobre os tempos de espera demasiados do que quando as coisas acontecem como o esperado. Investir em fintechs significa cuidar de seus clientes de maneira mais rápida e eficiente.

Na verdade, os compradores dizem que os caixas indisponíveis ou distraídos e um processo de checkout ineficiente ou impreciso são as duas primeiras das três maiores reclamações sobre compras na loja.

A loja sem caixas da Amazon nos EUA é um exemplo de tecnologia de varejo de grande escala atraente para os clientes de hoje. O titã da experiência do cliente introduziu um nível imprevisto de conveniência, substituindo o processo de checkout tradicional por… Bem, nada.

Em vez disso, os compradores simplesmente saem da loja com suas mercadorias e o método de pagamento da Amazon os cobra assim que eles deixam o estabelecimento.

Um método mais convencional para o seu negócio de médio porte poderia ser adicionar uma opção de pagamento online.

Terry Lundgren, presidente executivo da Macy’s, informa que o varejo omnicanal, o termo usado para o modo como os varejistas conectam a experiência online e offline, deve ser prioridade para todas as empresas que desejam atrair uma base de clientes dinâmica.

“As lojas físicas não estão indo embora. Os clientes sempre querem a opção de entrar na loja para experimentar jeans em vez de comprar três tamanhos diferentes online”, disse ele.

Se os clientes puderem pagar pelos itens online e buscá-los na loja, você poderá ter um processo de checkout separado para eles, com uma equipe designada para ajudá-los.

Dados do cliente e gerenciamento de inventário

A tecnologia e os software POS de hoje também oferecem valiosos benefícios de back office. Os dados personalizados facilitam o gerenciamento do inventário em tempo real, conforme os clientes realizam compras. Você poderia usar esses dados ao analisar custos.

As tendências nas compras dos clientes podem levar você a aumentar alguns itens de estoque mais do que outros. Você também pode usar dados coletados para criar campanhas de vendas para atrair clientes que retornam. Influenciando na fidelidade dos consumidores.

O que procurar em termos de tecnologia nas fintechs

Se você está pronto para implementar e está procurando a opção ideal, aqui estão alguns componentes-chave para priorizar:

1. Facilidade de uso

O quão fácil será treinar sua equipe? Todos os recursos não significam muito se sua equipe não entender como usá-los.

2. Opções de pagamento familiares

Seu sistema de pagamento deve incluir opções com as quais seus clientes estejam familiarizados. Embora muitos clientes estejam confortáveis ​​com as carteiras móveis, tê-lo como a única opção de pagamento isolará seus outros clientes que não se sentirem tão à vontade.

3. Tokenização

É a tecnologia que possibilita compras on-line com apenas um clique. Ela cria um token para novas transações, protegendo dados confidenciais e substituindo-os por um número gerado por algoritmos. Este sistema também permite que seus clientes registrem seu cartão em seu site.

4. Autenticação de segurança

A integração de novas tecnologias nas principais operações de uma empresa sempre introduz novas complexidades e possíveis caminhos que os invasores podem explorar. Entender seu novo ambiente de dados (como é criado, armazenado e compartilhado) e as implicações regulatórias o ajudarão a entender seus riscos e como minimizá-los.

Você está procurando modernizar seus processos e a maneira de aceitar pagamentos? Conte-nos como nos comentários abaixo.

Texto originalmente redigido por Ashley Hindsman para o blog Sage Advice

LEIA MAIS:

Comentários
Compartilhe: