5 passos para se tornar um líder inteligente na sua indústria

Ser referência em um determinado ramo não é uma tarefa simples, mas essas dicas valiosas podem ajudá-lo a encontrar o caminho certo.

Tornar-se líder ou referência em um determinado segmento não é algo que pode ser conseguido da noite para o dia. Pensar em como ser um líder inteligente vai muito além de “apenas” adquirir competências ou de saber transmitir informações do jeito certo.

Podemos dizer que, sem sombra de dúvidas, não existe uma “receita de bolo” para que você se torne um líder. Entretanto, aprendendo a partir da experiência de outros líderes, é possível identificar alguns comportamentos padrão que, se desenvolvidos, podem colocar você e sua empresa no caminho do sucesso.

Nesse artigo, listamos 5 passos para que você possa se tornar um líder inteligente na sua indústria. Considere estudar cada um deles e desenvolva as competências que ainda estiverem faltando.

1. Descubra no que você é especialista

É bem provável que como empresário ou gestor você tenha várias habilidades e possa ser visto como alguém capaz de desempenhar funções em muitas áreas. Contudo, é preciso encontrar uma delas na qual você se destaque e possa ser visto como uma referência indiscutível. Não existe uma área “melhor” do que outra, mas alguns temas dão mais oportunidade de mídia.

Você pode continuar aprendendo conteúdos das mais diversas áreas, mas encontre um nicho para chamar de seu. Em geral, a melhor escolha é aquela relacionada aos temas que você mais gosta. Construa a sua carreira no entorno dos temas nos quais você será capaz de se desenvolver. Estude e se mantenha constantemente atualizado que, com o tempo, mais oportunidades aparecerão.

2. Crie conteúdo na sua língua

Pense em líderes e especialistas em determinados assuntos que você segue nas redes sociais. Você já percebeu que eles comentam tudo sobre um determinado assunto, mas se abstém de comentar sobre temas que não têm muita relação com o foco principal? Assim deve ser o seu desenvolvimento com relação à exposição do conhecimento adquirido.

Se você pretende se especializar em gestão financeira empresarial, por exemplo, use seus perfis para compartilhar artigos de sua autoria sobre o tema – ou comente artigos escritos por outros especialistas. Evite misturar os assuntos. Se as pessoas seguem você para saber mais sobre gestão financeira, fazer postagens agredindo candidatos diferentes do seu ou hostilizando os clubes adversários do seu time do coração, certamente isso afastará muitos dos seus seguidores.

3. Aprenda a utilizar o vídeo

Escrever bons artigos nunca vai deixar de ser uma carta na manga para quem quer que seja. Entretanto, hoje muitos dos líderes que fazem sucesso se destacam pelo fato de se expressarem bem em vídeo. Por se expressar bem não entenda que você deve seguir um modelo pronto, perfeito e engessado. O mais importante é que você tenha um estilo próprio e seja autêntico.

Se você tem conteúdo, encontre formas de expor seu pensamento. O vídeo é hoje uma das maneiras mais populares de atingir um grande público, pois muitas pessoas preferem assistir ou ouvir alguém falando do que ler um longo artigo. Use essa ferramenta a seu favor e veja novas oportunidades se descortinarem no horizonte.

4. Não se limite à sua empresa

O blog da sua empresa é um bom lugar para começar a publicar artigos e vídeos, mas ele não precisa ser o único. Bons líderes logo encontram outras maneiras de expor as suas ideias sobre um determinado assunto. Você pode participar de um programa de rádio, de um quadro em uma emissora de TV ou mesmo se tornar um colunista de um jornal local.

Todas essas possibilidades vão ampliar o destaque em torno do seu nome. Muitas vezes, essas oportunidades surgirão sem uma remuneração. Nessas horas, meça o grau de importância do veículo e, mesmo sem ganhar dinheiro diretamente, pode ser que a visibilidade que você terá acabe sendo recompensadora. De quebra, além de promover o seu trabalho, você também estará divulgando a empresa à qual você está vinculado.

5. Esteja sempre próximo às pessoas que você admira

Seja lá qual for o segmento escolhido, é bem provável que nesse nicho já existam outros especialistas. Você não deve se posicionar como um inimigo deles, mas sim como um aprendiz que está disponível para o diálogo. Vá a eventos e faça networking com membros de outras companhias e esteja sempre disponível para dialogar sobre o tema que você domina.

A construção de uma imagem de liderança não é algo que acontecerá da noite para o dia e isso vai requerer muito esforço e dedicação da sua parte. Não desista e faça desse planejamento uma caminhada de médio e longo prazo. Depois de um certo tempo, além de ter acumulado um conhecimento enorme, você também estará mais preparado para transmitir essas informações.

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