Como dominar sua marca para ganhar vantagens competitivas

Quatro estratégias fundamentais para desenvolver a marca de uma empresa de pequeno porte e transformá-la para ganhar mercado dos concorrentes.

Seja por design ou por padrão, a sua empresa possui uma marca. Embora muitos empresários achem que saibam qual é a mensagem de sua marca, muitas vezes eles estão bem longe da realidade. Sua marca é mais do que o nome e o logotipo da empresa. Ela abrange todos os aspectos do seu negócio, desde a forma como um telefonema é respondido até à maneira como você acompanha os clientes depois de uma venda. E ela precisa ser uma marca competitiva.

Sua marca deve ter uma personalidade própria. Ele deve estar em consonância com o seu mercado e projetar uma mensagem forte, que o ajude a se destacar perante os seus concorrentes. O que torna o seu negócio único? Por que alguém deveria escolher a sua empresa em vez de uma concorrente?

Aqui estão quatro dicas que vão ajudá-lo a criar uma marca perfeita para a sua pequena empresa:

Defina a sua proposta de valor

Marcas fortes representam algo. O que você está realmente vendendo? Não se trata do produto ou do serviço que você oferece, mas sim o que ele faz para o seu cliente. A Zappos vende felicidade dentro de uma caixa, não sapatos. A Ace Hardware é tudo sobre utilidades e não necessariamente as ferramentas. Qual é o valor que você oferece para os seus clientes que eles não conseguem obter em nenhum outro lugar? Eu não posso responder isso por você. Você precisar ouvir os seus clientes e o seu mercado para descobrir qual é a lacuna que você deve preencher. Um bom lugar para começar é perguntando aos seus clientes atuais por que eles fazem negócios com você. Depois de identificar sua proposição de valor única, então você poderá construir sua marca em torno dessa ideia.

Entregue o que a sua marca promete

Um dos maiores erros cometidos pelas pequenas empresas quando se trata de branding é implantar a ideia de ser uma coisa, mas não entregar a promessa dessa marca. Verifique se a sua mensagem de marca é consistente em toda a organização. Comunicar a sua marca é extremamente importante, mas é igualmente importante comunicá-la internamente. Todos em sua organização devem entender claramente sua marca e o que o seu negócio representa. A entrega da promessa da sua marca deve ser evidente em todas as áreas do negócio. Se o lema da sua marca é o atendimento ao cliente, mas alguém liga em seu escritório e não consegue resolver o problema, é a marca que sofre. Expectativas não atendidas podem comprometer campanhas de marketing caras. Portanto, certifique-se de estar entregando todos os pontos que prometeu.

Mire os seus clientes ideais

Você não pode ser tudo para todas as pessoas em sua empresa. Não importa o quanto amplo você acha que os seus serviços ou produtos possam ser, nem todos estarão interessados nisso. É por isso que você deve identificar um nicho apropriado para o seu negócio com base em sua proposta de valor. Alguns especialistas referem-se a isso como o seu ponto positivo. Suas mensagens de marketing devem ser direcionadas para um mercado apropriado para evitar que seus erros custem caro.

Concentre-se na substância e não no barulho

Frequentemente, os empresários costumam gastar muito dinheiro no que eu chamo de “vitrine” – cartões de visita, sites e material de marketing – para criar o que eles acreditam ser a imagem “certa”. No mercado de hoje, é mito fácil ter um sabor de champanhe enquanto o orçamento é de cerveja. Você não precisa gastar muito dinheiro para criar a imagem profissional com a credibilidade que você deseja. Com as mensagens de marketing corretas, dirigidas ao público certo, e com uma presença profissional você pode construir uma marca forte sem quebrar as suas finanças no banco.

Texto produzido originalmente por Susan Solovic para o blog Sage Advice

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