5 dicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu negócio nos buscadores

Saiba como atrair mais visitas para o seu site e aumentar as chances de conversão ao entender as boas práticas de SEO que possibilitarão as páginas ranquearem bem nos buscadores.

Mesmo que o seu negócio não seja completamente online, a internet é hoje uma das principais ferramentas de divulgação do seu trabalho. É por meio dela que as pessoas buscam as novidades e estar bem posicionado na hora que um usuário faz uma pesquisa pode fazer muita diferença. Porém, estar bem posicionado é algo que precisa observar uma série de fatores. Assim, lançar mão de dicas de SEO para aumentar o tráfego pode ter um impacto significativo sobre as suas vendas.

Para quem não sabe, SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (“Otimização para Motores de Busca”, em tradução direta). Isso significa que existem técnicas importantes que podem ser utilizadas para aumentar as suas chances de se posicionar cada vez mais próximo do topo na primeira página das buscas.

Nesse artigo, vamos tratar de algumas dessas dicas. Claro, é importante lembrar que o seu conteúdo precisa ser relevante – nada de copiar posts de outras páginas ou de falar sobre assuntos que você não domina apenas porque eles estão na moda. Porém, além de um bom conteúdo, você pode dar uma força para o Google, o Bing e outros buscadores encontrarem mais fácil o conteúdo do seu site. Principalmente se você seguir a cartilha de boas práticas.

1. Aposte em conteúdo original e de qualidade

Essa é a principal dica que você deve levar em consideração quando se trata de aumentar o tráfego da sua página. Publicar conteúdo original e de qualidade faz toda a diferença. Como já mencionamos, não adianta sair atirando para todos os lados, postando sobre qualquer coisa. É importante que as suas publicações tenham um foco, de forma que aos poucos você possa se tornar autoridade em um assunto.

Pode ser que você domine um tema, mas não tenha habilidade para escrever bons textos. Nesse caso, procure pessoas especializadas em escrever, pois elas não só produzirão bons conteúdos mais rápido como também saberão a linguagem certa a ser utilizada de forma a alcançar o seu público-alvo.

2. Use as palavras-chaves corretas

Quando falamos que você deve ter um foco definido ao falar sobre qualquer assunto, as palavras-chave são os itens que vão guia-lo nesse processo. Se você pretende falar sobre “chaveiro 24 horas em São Paulo”, seu texto deve ser construído em torno dessa palavra-chave. Ela deve estar presente, de preferência, no título, no primeiro parágrafo e em mais de uma vez ao longo do texto.

Além disso, há outros itens a serem observados na hora da postagem do conteúdo: a URL, que deve conter a palavra-chave, o título do post, as tags e a meta description da página. Ter um blog otimizado facilita a postagem e aumenta as suas chances de sucesso. O segredo é sempre se questionar: “como o público deste texto busca por isso no buscador?”.

3. Otimize as páginas do seu site

Você já entrou em alguma página lenta, ficou esperando ela carregar por um tempo e, como não viu resultados, desistiu? Se você respondeu “sim” a essa pergunta, saiba que pelo menos 40% dos usuários fazem o mesmo, ou seja, deixam uma página de lado quando ela demora mais do que três segundos para carregar.

Em outras palavras, isso significa que o seu site não deve ter apenas conteúdos de qualidade e com as palavras-chave corretas. Ele deve abrir rápido e ser pouco poluído para que os seus leitores possam encontrar rapidamente aquilo que estão procurando. Nesse caso, vale a pena contratar uma empresa que possa otimizar o carregamento das suas páginas.

4. Torne-se a referência

Uma das maneiras de subir no ranking dos mecanismos de buscas é recebendo indicações de páginas que já tenham um ranking alto. Por exemplo, ter a sua página linkada por um grande portal de notícias tem mais peso do que ser linkado por um blog menos conhecido. Porém, um não elimina o outro: é a soma dos dois fatores que vai dar um boost no seu tráfego.

Para receber links você vai precisar ser relevante. E para ser relevante você vai precisar produzir conteúdo de qualidade. Não tem muito segredo: é um ciclo que se alimenta continuamente e, por essa razão, seus resultados não virão da noite para o dia. Construir uma reputação sólida na internet demanda tempo. Tenha paciência e persistência para atingir os seus objetivos.

5. Monitore os seus resultados

De nada adianta implantar todas essas melhorias em seu site se você não acompanhar os resultados. Ferramentas como o Google Analytics são essenciais para que você saber quais são as suas postagens mais bem-sucedidas e o que o seu público está procurando quando chega na sua página.

Essa pode ser uma oportunidade para você responder a dúvidas que não estão sendo abordadas ou ainda criar um fluxo de navegação para direcionar o público para uma determinada página. Falamos aqui de um trabalho contínuo importante e que demanda tempo. Por isso, nosso conselho é que você deixe essa tarefa nas mãos de profissionais. Eles farão seu investimento dar um bom retorno.

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É claro que essas apenas são as primeiras cinco dicas para você começar a adentrar no universo de SEO. Atualmente, o Google, por exemplo, possui mais de 200 variáveis como critério para ranquear páginas e você pode realizar ações para cada uma delas. Contudo, os conceitos exemplificados neste texto permanecem como pilares fundamentais sempre.

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