9 maneiras de alimentar o seu líder interior

Siga esses conselhos e prepare-se para um ano de 2018 de muito desenvolvimento e sucesso, alimentando o seu líder interior para ele desencantar.

Você pode não se considerar um líder natural, mas pronto ou não, como empreendedor ou proprietário de um pequeno negócio, você precisa adotar um papel de liderança. Sua capacidade de orientar de forma eficaz a direção do seu negócio é fundamental se você quiser que a empresa cresça em um ambiente comercial competitivo.

Aqui estão nove truques, dicas e sugestões para alimentar o seu líder interior:

1. Peça feedback

Abandone a ideia de que você vai dominar esta parte do trabalho desde o início. Nenhum líder consegue isso todos os dias, o tempo todo. À medida que você traz novos membros para a sua equipe, você terá que pensar sobre a cultura da sua empresa. E a base para isso começa com você. Pense no tom que deseja dar para o seu time e para o negócio como um todo.

Seu estilo de liderança determinará os resultados obtidos por eles – e contribuirá com o a forma como todos de fora da sua empresa veem a sua marca. Converse com a sua equipe de vez em quando para descobrir o que está funcionando e o que não está. Pedir comentários ajuda você a identificar partes do seu estilo de liderança que podem precisar de um ajuste fino.

2. Ouça mais

Você precisa de pessoas em sua equipe para apoiá-lo. Você sabe quando é o aniversário de todos? Ou então se eles têm algo de especial planejado para o final de semana? Cuidar o suficiente da sua e descobrir um pouco sobre suas vidas faz de você um líder melhor. Faça anotações particulares sobre a sua equipe em seu sistema de gerenciamento de projetos, nas mídias sociais ou em um documento privado para que você possa acompanhar detalhes importantes.

3. Abra sua mente para novas possibilidades

Você deve adotar a melhoria contínua como um processo e estar sempre aberto a novas ideias e oportunidades. A frase “mas sempre fiz isso assim” precisa ser banida do seu vocabulário. Tente ouvir um podcast aleatório, faça um novo trajeto da sua casa para a academia ou peça recomendações de livros novos em suas redes sociais. Mudar as coisas dessa forma pode deixá-lo mais aberto a novas ideias.

4. Procure oportunidades para aprender

Como um empresário, você sabe o quanto é importante se comprometer com a aprendizagem contínua para melhorar a sua empresa. Você pode decidir fazer algum curso em alguma entidade de apoio a pequenas empresas ou apenas acessar um blog de conteúdos voltados para negócios como esse uma vez por semana – aprender é essencial.

5. Saiba quando delegar

Novos líderes muitas vezes se esforçam para pedir para outras pessoas assumirem o trabalho que imaginam seria de sua responsabilidade. No entanto, sem dominar a arte da delegação você acabará atolado nas minúcias do seu negócio e perderá a visão do todo. Delegar não só libera o seu tempo para pensar em táticas para aumentar os seus negócios, como também habilita a sua equipe, e essa é uma técnica de liderança fantasticamente positiva.

6. Trabalhe com os seus pontos fortes

Conhecer os seus pontos fortes é muito importante – eles são o que fizeram você chegar onde está hoje e vão levá-lo ainda muito além como um líder se você alimentá-los. Concentre-se nas coisas em que você é incrível e sempre se esforce para usar essas virtudes.

7. Reconheça as suas fraquezas

Claro, o lado oposto a ser trabalhado com os seus pontos fortes é reconhecer as suas fraquezas – e todos nós as temos. Tenha consciência das suas e trabalhe nos aspectos de liderança que você considerar mais desafiadores.

8. Seja positivo

Sempre vão existir dias ruins. Talvez um grande negócio tenha dado errado ou sua empresa esteja enfrentando uma crise. Embora seja natural ter uma reação negativa, é importante que, como líder, você tente manter a sua compostura e se mostre positivo para a sua equipe.

9. Lidere pelo exemplo

Usar o “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” como estilo de liderança é estar no caminho do fracasso, e isso não significa apenas aderir às suas próprias regras e regulamentos. Há um velho ditado de que “os gerentes fazem as coisas direito, mas líderes fazem a coisa certa”. Haja como um exemplo.

A verdadeira liderança é sempre uma experiência de aprendizagem, então tenha em mente que grandes líderes são moldados ao longo do tempo. Seguir essas dicas para aumentar as suas habilidades de liderança aumentará a sua própria confiança, bem como fortalecerá as suas relações com a equipe.

Texto produzido originalmente por Kay Dexter para o blog Sage Advice

LEIA MAIS:

banner-sage-business

Comentários
Compartilhe: