O que é adimplência?

Adimplência

O termo adimplência ou adimplemento diz respeito a uma situação em que as condições propostas em um acordo ou contrato foram cumpridas pelo devedor. Ou seja, dizemos que o contratante está adimplente com o contratado quando todas as obrigações foram quitadas.

O termo adimplência é menos conhecido que o seu antônimo, inadimplência, que indica exatamente o oposto: que as obrigações não foram quitadas. Portanto, dizer que alguém está adimplente é considerado como um elogio, pois se trata de uma condição esperada no mundo dos negócios.

As empresas que contam com um planejamento estruturado e que conseguem provisionar recursos para quitar seus débitos nas datas previstas são consideradas bons modelos de gestão. Por essa razão, buscar a adimplência sempre deve ser uma das metas de negócio de qualquer companhia.

Podemos dizer o mesmo em relação às Pessoas Físicas. Quanto mais organizada for a planilha de despesas pessoais de alguém, maiores são as chances de que ela pague as suas contas em dia e, portanto, seja considerada adimplente. Clientes com essa condição podem, inclusive, obter descontos especiais e preços melhores por conta dessa característica.

Compartilhe: