O que é ano-base?

Ano-base

Entende-se por ano-base o período de 12 meses anterior àquele em que ocorreu um determinado evento.

Um dos exemplos mais clássicos do emprego do ano-base é o Imposto de Renda. O pagamento realizado em 2018 leva em consideração os rendimentos obtidos nos 12 meses do ano anterior. Portanto, 2017 é o ano-base.

No mercado financeiro e empresarial, a adoção do conceito de ano-base é uma maneira de simplificar cálculos e obter uma padronização nos dados. Caso contrário, as empresas divulgariam resultados oficiais baseados em períodos específicos, maiores ou menores, o que dificultaria um comparativo direto com outras companhias.

Sendo assim, em termos legislativos, podemos definir o ano-base como o ano ao qual uma determinada declaração se refere. Assim, em 2018, você pode entregar declarações relacionadas ao faturamento ou aos gastos de 2017 sem se preocupar com variações do ano atual (assim considerado como ano financeiro), pois falamos de um período de tempo já consolidado – com início e fim determinados e já ocorridos.

Dessa forma, podemos dizer que esse conceito, além de ser básico para qualquer tipo de operação empresarial, deve ainda ser de conhecimento de todos os empregados e empreendedores.

Comentários
Compartilhe: