O que é auditoria?

Auditoria

Auditoria nada mais é do que um processo de conferência que visa descobrir se as ações, a contabilidade e a documentação de uma empresa estão de acordo com aquilo que foi planejado, com as regras estabelecidas anteriormente ou em conformidade com a legislação.

Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos: auditoria financeira, auditoria de cumprimento e auditoria operacional. A primeira está focada nas demonstrações financeiras da empresa de forma geral. O foco é que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações financeiras ou contábeis estão razoavelmente apresentadas de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Geral e de Auditoria (NBC TG e NBC TA).

A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade. Neste caso, a contabilidade é a base destes exames.

Já auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização, com a finalidade de medir o grau em que as atividades da empresa estão alcançando seus objetivos.

Temos também a auditoria interna e a externa. Enquanto a primeira está voltada para a avaliação do processo de gestão da empresa de forma corporativa, a segunda distribui-se em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria de qualidade, auditoria contábil, auditoria de recursos humanos, etc.

O auditor interno é um colaborador da empresa ou do grupo econômico e está subordinado diretamente ao presidente da organização. O auditor externo é um profissional contratado de fora da empresa.

Enfim, o papel da auditoria é focar em um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor da organização.

 

Compartilhe: