O que é Back Office?

Back Office

Podemos traduzir a expressão inglesa back office para algo como “retaguarda”. No mundo empresarial, back office são todos os setores responsáveis pela operacionalização de uma compra realizada pelo cliente. Isso compreende desde o acionamento do estoque quando o pedido é realizado até a logística de entrega do produto.

Os chamados profissionais de back office não atuam na linha de frente, ou seja, eles não têm, necessariamente, contato direto com o cliente. Entretanto, a eficácia nessas operações é que vai determinar se o resultado de uma operação será positivo ou não, sob o ponto de vista técnico e de percepção do cliente.

Todos aqueles que prestam serviços indiretos, que não estejam relacionados com a atividade principal da empresa, compõem o back office. Assim, departamentos como o administrativo, o financeiro, o jurídico e o de recursos humanos são alguns dos exemplos de áreas de indústrias e comércios que podem ser considerados integrantes da retaguarda que dá suporte ao funcionamento da atividade principal.

Por essa razão, é preciso dar a devida atenção ao back office, seja introduzindo ferramentas tecnológicas que deem mais agilidade aos processos ou qualificando melhor os profissionais envolvidos nessas áreas.

Comentários
Compartilhe: