O que é ciclo PDCA?

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA também é conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart. Trata-se de uma ferramenta de gestão que visa promover a melhoria contínua dos processos baseando-se em um circuito com quatro ações:

  1. Plan (planejar)
  2. Do (fazer)
  3. Check (checar)
  4. Act (agir)

O ciclo PDCA foi criado na década de 20 pelo físico norte-americano Walter Andrew Shewhart, com foco na área de controle estatístico. Todavia, essa metodologia só se tornou popular na década de 50. Nessa época, o professor William Edward Deming aplicou essas técnicas aos processos produtivos nos EUA, ficando conhecido como um dos mestres do gerenciamento de qualidade.

As fases do ciclo PDCA é que determinam quais ações devem ser tomadas em um determinado processo. Tudo começa com o planejamento, no qual metas e objetivos são definidos, bem como as metodologias de trabalho que serão aplicadas. Depois, parte-se para a implementação, reunindo todos os elementos previstos no planejamento.

Após essa etapa, chega-se à fase de checagem, ou verificação. É nela em que há a conferência com relação aos primeiros resultados e os ajustes necessários também são aplicados. Por fim, chega-se à fase da ação, na qual todos os processos planejados, preparados e verificados são colocados em prática.

Compartilhe: