O que é commodity?

Commodity

Commodity é uma expressão que se refere ao conjunto de produtos com características e qualidades uniformes, não diferenciados de acordo com que os produziu ou a sua origem. A palavra inglesa commodity também conta com uma versão aportuguesada. Embora menos utilizada, “comódite” também é correta.

São exemplos de commodities o petróleo, o leite, o cobre, além de madeiras e plantas. A ideia por trás desse conceito é indicar produtos comercializados em que não seja possível haver diferenciação entre opções oferecidas por diferentes empresas. Atributos como marca e qualidade aparente, por exemplo, são indiferentes quando falamos de certos produtos em seu estado bruto.

Por suas características, as commodities têm cotação definida por bolsas de mercadorias. Além disso, sua negociabilidade é global. O valor do barril de petróleo, por exemplo, é uma referência que pode ser compreendida por qualquer país, independentemente de outros fatores. Sendo assim, torna-se um produto universal.

A passagem à qualidade de commodities ocorre quando o mercado de bens ou serviços deixa de fazer a diferenciação de produto na sua base de fornecimento, na maioria das vezes por causa do desaparecimento de custos como os de patentes, que eram necessários para o adquirir ou produzir o bem de forma eficaz.

Comentários
Compartilhe: