O que são contas de resultado?

Contas de resultado

As chamadas contas de resultado são as contas que representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Elas são embasadas de acordo com a Teoria Patrimonialista, o modelo usualmente adotado pelas empresas brasileiras.

Por receitas, compreendemos os valores obtidos com a venda de produtos ou mercadorias e com a prestação de serviços. Esses valores podem ser classificados como dinheiro em caixa (no caso das vendas à vista) ou em direitos a receber (no caso das vendas a prazo). As receitas são responsáveis por aumentar os ativos ou diminuir os passivos de uma companhia.

Já as despesas são todos os esforços que a empresa despende visando obter receita. Sendo assim, bens e serviços consumidos, como água, aluguel, despesas bancárias, fretes, energia elétrica e salários, por exemplo, representam reduções no ativo de uma empresa. Elas podem ser originadas de desembolso (saída de dinheiro do caixa) ou por depreciação (desgaste de itens do ativo imobilizado).

As contas de resultado, portanto, representam os valores das receitas e despesas. Todos os itens devem ser creditados ou debitados pensando no aumento ou na redução contábil do lucro ou do patrimônio líquido. Ao final do exercício, as empresas são obrigadas a encerrar as contas de resultado, confrontando-se os valores de receitas e despesas.

Se o total das receitas for maior do que as despesas, então haverá lucro. Caso contrário, se o total das despesas for maior do que o das receitas, haverá prejuízo.

Comentários
Compartilhe: