O que é core business?

Core business

Core business é um termo em inglês que, traduzido literalmente, significa “núcleo do negócio”. Na prática, usa-se essa expressão para se referir à parte central de um negócio ou ao ponto forte de um empreendimento, característica essa que é definida pelos gestores de uma empresa.

Essa definição é importante ainda para indicar em quais áreas de uma companhia não pode haver terceirização de mão de obra, isto é, contratação de outras empresas para executar certas funções. Antes de agosto de 2018, uma empresa que fabricasse roupas, por exemplo, não poderia contratar uma outra empresa para fabricá-las, pois nesse caso ela viraria uma distribuidora.

Com o crescimento das possibilidades de negócio e as mudanças nas legislações trabalhistas em todo o mundo, o conceito de core business vem sendo discutido com mais afinco. Isso porque não é uma tarefa simples encontrar o ponto de equilíbrio ideal e atribuir qual é o foco necessário que deve ser dado ao negócio, especialmente em se tratando de companhias que atuam em múltiplas áreas.

Em linhas gerais, a definição clara do core business da empresa auxilia a companhia a focar seus esforços em ser mais competitiva em uma determinada área, deixando as demais em segundo plano, mas não as abandonando por completo. Empresas como Apple e Nike são dois bons exemplos de companhias que têm um core business claramente definido.

Comentários
Compartilhe: