O que é crowdfunding?

Crowdfunding

Crowdfunding é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como financiamento coletivo. Essa modalidade de captação de recursos tornou-se popular na última década, graças aos meios de pagamento digitais e à visibilidade que é possível obter com projetos e produtos diferenciados.

Os financiamentos coletivos são criados por meio de serviços destinados a essa finalidade. Essas plataformas facilitam a vida de pequenos empreendedores que, muitas vezes, têm uma boa ideia, mas não têm recursos suficientes para viabilizá-la comercialmente. Essa se tornou ainda uma maneira de as empresas provarem a viabilidade de uma ideia.

Ao estabelecer uma meta de arrecadação, as companhias conseguem checar também a intenção de compra dos consumidores. Um produto pode parecer uma grande ideia, mas na hora que é oferecido para os clientes pode não ter a aceitação necessária. Na metodologia de crowdfunding, esse risco é descartado, pois em geral a produção só começa depois que o valor mínimo é atingido.

Quando isso não ocorre, os consumidores que realizaram pagamentos para financiar os projetos recebem o seu dinheiro de volta. Como financiador, é possível pagar valores variados a quem propõe o projeto. Com isso, mudam também os benefícios e as recompensas recebidas pelo cliente.

Comentários
Compartilhe: