O que é Curva ABC?

Curva ABC

A curva ABC é um método de categorização de estoques que foi criado tendo como objetivo determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. Posteriormente, a técnica foi adaptada para outras aplicações e tornou-se amplamente popular no mundo gerencial. A metodologia da curva ABC também é conhecida por outros dois nomes: análise de Pareto ou regra 80/20.

Essa técnica foi desenvolvida pelo consultor de negócios Joseph Moses Juran. Em suas pesquisas, ele verificou que em média 80% dos problemas são causados por 20% dos fatores possíveis. Dessa forma, inspirado em um estudo do economista italiano Vilfredo Pareto, que afirma que 80% das riquezas estavam concentradas em 20% da população, ele aplicou esse pensamento para o mundo empresarial.

A classificação estatística da curva ABC é utilizada essencialmente na administração de estoques, mas pode ser aplicada também no departamento de vendas ou mesmo na linha de produção. Em geral, constata-se que 80% da lucratividade de uma empresa advém de apenas 20% dos clientes. Esses dados são utilizados posteriormente para a definição de prioridades, sejam elas relacionadas à compra de material ou mesmo ao atendimento.

A curva ABC pode apresentar resultados de demanda relacionados ao giro no estoque, à proporção sobre o faturamento e à margem de lucro. Posteriormente, os itens são classificados em três classes: A, B e C – sendo:

  • A: aqueles de maior importância, valor ou quantidade (20%);
  • B: aqueles com importância, valor ou quantidade intermediários (30%);
  • C: aqueles de menor importância, valor ou quantidade (50%).
Comentários
Compartilhe: