O que é custo de aquisição de clientes?

Custo de aquisição de clientes

Custo de aquisição de clientes é o valor gasto por uma empresa para conquistar um novo cliente. Em um primeiro momento, essa afirmação pode soar estranha, mas é exatamente essa a ideia por trás dela. Todos os gastos relacionados à publicidade, propaganda e prospecção entram nessa conta.

O total gasto deve ser dividido pelo número de clientes obtidos a partir destas ações. O resultado disso é o valor médio de quanto custa trazer um novo cliente para a empresa.  Assim, temos:

Custo de Aquisição de Clientes = MA / CA

MA = Total gasto com marketing de aquisição

CA = Total de clientes adquiridos em um determinado período de tempo

Exemplo:

Suponha que a soma dos gastos com anúncios, ferramentas de e-mail marketing, participação em feiras e transporte para os vendedores visitarem os leads chegue a R$ 1 milhão por mês. Suponha ainda que, nesse mesmo período, a empresa consiga trazer para a sua base 20 mil novos clientes.

Aplicando-se a fórmula temos:

Custo de Aquisição de Clientes = R$ 1.000.000,00 / 20.000

Custo de Aquisição de Clientes = R$ 50,00

Portanto, temos que o custo de aquisição de um cliente é de R$ 50,00.

Esse cálculo é um entre os muitos fundamentais para que as empresas possam compreender se as suas estratégias de marketing e os seus investimentos, de fato, estão trazendo resultados em termos de receita. Startups em geral têm o custo de aquisição como uma das suas principais métricas.

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