O que é custo de capital?

Custo de capital

O custo de capital é o nome dado à taxa de retorno que uma empresa obtém nos projetos em que investe. Quando o retorno é superior ao custo de capital, então temos que o investimento em questão aumentará o valor da empresa. Caso contrário, quando o retorno é inferior ao custo de capital, então o investimento na verdade pode reduzir o valor da companhia.

Esse capital empregado pela empresa para um investimento pode ser próprio ou de terceiros. No primeiro caso, ele representa os recursos dos sócios e dos acionistas e, portanto, subentende-se que aqueles que investiram esperam obter, no mínimo, o valor despendido de volta.

Já no segundo caso, falamos dos empréstimos e dos financiamentos, cujos pagamentos em geral são feitos em médio e longo prazo. Assim, entram na conta também os juros pagos pelo uso do capital de terceiros durante um determinado período. Para que seja possível pagar o empréstimo, espera-se que o investimento retorne no mínimo o valor adquirido somado aos juros do período.

Em geral, o capital de terceiros é mais barato do que o capital próprio, pois aqueles que emprestam recursos não correm risco operacional no negócio. Por essa razão, uma boa administração é fundamental para reduzir até mesmo o custo do uso de capital próprio nas operações.

Comentários
Compartilhe: