O que é debênture?

Debênture

Debênture nada mais é do que um título de crédito que representa um empréstimo feito por uma empresa junto a terceiros. O título assegura aos seus detentores direitos com relação ao emissor, conforme as inscrições estabelecidas na escritura da emissão.

Em outras palavras, por meio das debêntures um investidor da empresa se torna um credor, estando apto a receber juros fixos ou variáveis ao final de um determinado período, conforme acordado entre as partes. O conceito de debênture não se aplica a empréstimos com instituições financeiras ou de crédito imobiliário.

Há dois tipos de debêntures: os simples e os conversíveis. Os do primeiro tipo não podem ser convertidos em ações. Já os conversíveis, como o próprio nome indica, sim. Isso desde que seja feito ao final do prazo estabelecido entre as partes ou ao final de um determinado período.

Por serem emitidos diretamente por empresas, as debêntures são mais flexíveis do que modalidades como LCI ou LCA. Isso ocorre porque as características do título podem ser negociadas entre as partes no momento da emissão, podendo até mesmo serem renegociadas durante a vigência do contrato.

Quanto ao rendimento, as debêntures podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos.

Compartilhe: