O que é dedutibilidade fiscal?

Dedutibilidade fiscal

Por dedutibilidade fiscal entendemos as reduções, os abatimentos e os descontos de encargos relacionados à Receita Federal, órgão responsável pela arrecadação de tributos e pela fiscalização do pagamento dos contribuintes.

Um exemplo: algumas formas de contribuição ou de tributos podem ser dedutíveis, isso é, são passíveis de terem descontos em seu pagamento se algumas circunstâncias específicas forem respeitadas. Esse conceito se aplica tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas e, por essa razão, é bastante explorado pelos profissionais de contabilidade.

A ideia é que a empresa conheça a fundo as regras que permeiam as possíveis dedutibilidades fiscais. Isso permitiria às companhias pagar um volume menor de impostos, desde que as tais regras específicas sejam sempre observadas. São inúmeras as possibilidades e especificidades que podem ser encontradas na legislação brasileira.

O melhor caminho para compreender quais são as dedutibilidades fiscais nas quais a sua empresa se enquadra é consultar um profissional de contabilidade. Elas podem variar de acordo com o seu estado de origem, com o faturamento, o número de funcionários e o regime tributário escolhido, entre outros fatores.

Compartilhe: