O que é depreciação?

Depreciação

No mundo dos negócios, entendemos depreciação como o custo ou as despesas geradas decorrentes da desvalorização ou da obsolescência de um determinado ativo. Um exemplo disso é o valor de um automóvel, que sofre redução com o passar dos anos.

Para fins contábeis, essa perda de valor precisa ser justificada e a maneira encontrada para se representar essa desvalorização é por meio da indicação da depreciação do bem. A perda de valor ocorre até que o item em questão chegue a valer zero.

A depreciação do ativo imobilizado diretamente empregado na produção será alocada como custo. Por sua vez, os ativos que não forem usados diretamente na produção terão suas depreciações contabilizadas como despesa.

No Brasil, os cálculos relacionados a depreciação de bens devem seguir critérios determinados pela Secretaria da Receita Federal. Detalhes sobre esse tema estão disponíveis no artigo 305 do Regulamento do Imposto de Renda de 1999 (RIR/1999). Entre outros detalhes, ele indica prazo de 10 anos para depreciarmos as máquinas, 5 anos para veículos, 10 anos para móveis e 25 anos para os imóveis.

Embora a depreciação não seja um cálculo obrigatório às empresas, esse recurso é utilizado como um redutor artificial com relação aos resultados que são disponibilizados para tributação.

Compartilhe: