O que é desembolso?

Desembolso

Existe uma série de termos que são utilizados como sinônimos para dispêndio de dinheiro e a expressão “desembolso” é uma delas. Porém, quando trazemos o assunto para a contabilidade, a nomenclatura utilizada para se referir a algum tipo de gasto de dinheiro importa bastante.

Para que possamos compreender melhor essa expressão, vamos a um exemplo. Quando a sua empresa compra alguma coisa, seja um produto, uma máquina ou um automóvel, contabilmente dizemos que ocorreu um gasto. O desembolso nada mais é do que o pagamento desse gasto.

Portanto, é preciso entender que há uma diferença sutil entre comprar e pagar pelo produto. Uma compra (gasto) pode ser realizada no dia 17 do mês, mas se o pagamento do item ocorrerá apenas no dia 25 do mês seguinte, então dizemos que o desembolso ocorrerá no próximo mês.

Embora informalmente os dois termos possam ser usados com o mesmo sentido, é importante que você saiba diferenciar ambos nos processos contábeis. Se você afirmar que fez um desembolso no ato da compra, então você terá que provar que o bem foi pago à vista, de imediato. Caso contrário, os responsáveis pelas suas finanças ficarão perdidos, sem compreender exatamente o que ocorreu.

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