O que é DVA?

DVA

DVA é a sigla de Demonstração do Valor Adicionado. O termo refere-se a um demonstrativo contábil que tem por objetivo mostrar quanto de riqueza foi gerado por uma empresa durante um determinado período e, principalmente, de que forma ela foi distribuída entre todos os setores.

Tecnicamente, a DVA é obtida pela diferença de valores entre o que a empresa produziu e os bens e serviços utilizados no processo produtivo, itens esses produzidos por terceiros. Isso inclui, por exemplo, matérias-primas, trabalhadores, financiamentos bancários e despesas gerais, entre outras coisas.

Quando uma empresa transforma todos esses itens em um produto ou serviço e coloca-o no mercado, gera riqueza a partir do momento que os seus clientes pagam por esses itens valores que, somados, representam um valor maior do que o que foi gasto na produção. Esse é o processo de geração de riqueza.

A Demonstração do Valor Adicionado detalha a maneira como essa riqueza foi posteriormente distribuída entre todas as partes integrantes do processo, sejam elas funcionários, fornecedores, instituições financeiras, acionistas ou órgãos governamentais. Esses dados são utilizados para que se compreenda com quanto uma empresa específica contribuiu para o PIB nacional.

Compartilhe: