O que é EBITDA?

EBITDA

EBITDA é uma sigla em inglês para o termo Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em tradução direta para o português, teríamos algo como “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Há uma sigla em português para esse termo, mas menos usual: LAJIDA.

O EBITDA é amplamente utilizado para a avaliação de empresas de capital aberto, pois por meio dele podemos descobrir quanto uma companhia gera com as suas atividades operacionais. Por suas características, o índice é considerado uma das melhores formas de se obter um diagnóstico financeiro de uma empresa, embora não seja a única.

Como consegue mostrar o potencial de geração de caixa de uma empresa, o EBITDA é indicado para analisar a competitividade e a eficiência de uma companhia, podendo ser facilmente comparado com índices de anos anteriores e até mesmo com o EBITDA de outras companhias.

Para o cálculo do EBITDA, é necessário descobrir primeiro o valor do lucro operacional. Ele é obtido a partir da subtração do custo das mercadorias, das despesas operacionais e das despesas financeiras líquidas da receita líquida. Depois, soma-se a despesa financeira líquida (o que indica o acréscimo de juros, amortização e depreciação do lucro operacional antes dos impostos).

O EBITDA ajuda a determinar a produtividade e a eficiência de um negócio, mas é preciso ficar atento, pois mesmo um indicador positivo pode esconder um prejuízo líquido. É por essa razão que ele não pode ser o único indicador considerado em uma análise.

Comentários
Compartilhe: