O que é efeito marginal?

Efeito marginal

Um efeito marginal é uma função utilizada para se acrescentar um comportamento a uma variável. Trata-se de uma definição encontrada em modelos de probabilidade. O efeito marginal de uma variável aleatória X (com i=1, 2, …,k) nada mais é do que a mudança de probabilidade prevista, associada às mudanças nesta variável explanatória. A fórmula do efeito marginal é a seguinte:

Nesse caso, f(.) é a função densidade associada à função de distribuição F(.). Como f (β’x) é um fator de mudança de escala nos coeficientes estimados para se obter efeitos marginais, então esse valor é variável, de acordo com as variáveis explanatórias X.

Para simplificar, vamos a um exemplo: se uma empresa decidir aumentar a produção de um item em 1 unidade e isso resultar em um lucro de R$ 1 mil, então temos que o efeito marginal do aumento da produção de uma unidade extra é de R$ 1 mil. Em muitos casos, é preciso isolar a ação a ser considerada na observação.

Para compreender melhor esse fenômeno, portanto, isole as variáveis que estão sendo observadas. Isole a variável independente sendo examinada e meça o impacto marginal da mudança na variável. À primeira vista, pode parecer algo complexo, mas basta colocar em prática, com exemplos reais, para perceber como se trata de algo simples e bastante importante.

Comentários
Compartilhe: