O que é escrituração contábil?

Escrituração Contábil

A escrituração contábil também é conhecida por dois outros nomes: “escrituração mercantil ou comercial” e “escrituração tributária ou fiscal”. Independentemente da alcunha, os termos dizem respeito ao registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma companhia.

A escrituração contábil é um elemento essencial para que uma empresa possa controlar o seu patrimônio e gerenciar de forma adequada os negócios. Por essa razão, tanto as microempresas quanto as grandes companhias precisam manter um histórico das entradas e saídas de capital.

Além disso, essa é ainda uma exigência expressa na legislação brasileira, por intermédio do Código Comercial, da Lei das Sociedades por Ações, da Legislação Tributária e das Normas Brasileiras de Contabilidade. A exceção a essa regra são os pequenos empresários, conforme o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Algumas características da escrituração contábil incluem: registro em livros ou registros auxiliares; organização, demonstração, análise e acompanhamento das modificações do patrimônio; controle do patrimônio das entidades e prestação de informações; apuração do lucro ou prejuízo em um determinado período.

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