O que é estrutura de capital?

Estrutura de capital

Basicamente, podemos dizer que existem dois tipos de capital: o próprio e o proveniente de terceiros. Quando uma empresa faz algum investimento, nem sempre utiliza apenas um tipo de capital. Em geral, é uma mistura de dinheiro próprio e valores financiados.

A estrutura de capital é justamente a junção desses dois fatores. Em outras palavras, a forma como são compostos os fundos de longo prazo que vão financiar o ativo não circulante e o ativo circulante da empresa. A análise dessa estrutura é fundamental para que se possa determinar o custo do capital e, assim, avaliar se um investimento vale a pena ou não.

Más decisões ou a falta de conhecimento sobre estrutura de capital pode levar as empresas a fazerem as piores escolhas e, consequentemente, perderem dinheiro. Quando o capital empregado é de alto custo – por exemplo, um empréstimo com juros muito altos – o valor final a ser pago pode ser maior que o retorno sobre o investimento ou, ainda, pode ser preciso esperar mais tempo para que se atinja um ponto de equilíbrio.

Portanto, antes de tomar decisões relacionadas a capital, é preciso sempre questionar qual é a origem do dinheiro, para que possa ser calculado qual é o custo dele durante o período em que ele será imobilizado.

Compartilhe: