O que é fato contábil?

Fato Contábil

Tudo aquilo que provoca alteração no patrimônio de uma organização e é objeto da contabilidade pode ser considerado como um fato contábil. O conceito é similar ao de fato administrativo – e todo fato administrativo é um fato contábil, mas nem todo fato contábil é um fato administrativo.

Essas alterações patrimoniais podem ocorrer nos aspectos quantitativos ou qualitativos. O principal indicativo para descobrir se um determinado fato é contábil ou não é se é possível atribuir a ele um valor monetário. Se a resposta for positiva, então trata-se de um fato dessa natureza.

Há ainda três grupos de fatos contábeis: os permutativos (que podem ser qualitativos ou compensativos), os modificativos (que são quantitativos) e os mistos (que agregam características dos dois grupos anteriores).

Os fatos contábeis permutativos acarretam em trocas entre os elementos das colunas ativo e passivo, mas não alteram o patrimônio líquido (compra de uma máquina). Já os modificativos aumentam ou reduzem o patrimônio líquido da empresa (valor recebido por vendas ou pagamento de aluguel).

Por fim, os compostos são os que resultam em mudanças no patrimônio líquido e trocas entre as colunas de ativos e passivos (recebimento de duplicatas com juros).

Comentários
Compartilhe: