O que é fundo de investimento?

Fundo de Investimento

Fundos de investimento são uma forma de aplicação na qual a união de vários investidores, sob regras específicas, possibilita realizar investimentos financeiros. Como característica, essas uniões não têm personalidade jurídica.

A administração e a gestão desses fundos de investimentos são feitas por especialistas contratados por instituições financeiras. A ideia é que a montagem da carteira de ativos do fundo seja composta visando sempre o maior lucro possível, com o menor nível de risco.

A partir dessas características básicas, há diversas variações dentro dos fundos. Por exemplo, há aqueles mais diversificados (compostos por um número maior de ativos) e os menos diversificados. A lista pode incluir ações, títulos de renda fixa (CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros.

O montante total aplicado em um fundo de investimento é distribuído para os investidores por meio de cotas. É como se eles fossem proprietários de partes específicas de uma carteira, obtendo lucros e prejuízos, conforme o rendimento do investimento como um todo, descontando-se as taxas administrativas.

Comentários
Compartilhe: