O que é grau de liquidez?

Grau de Liquidez

Antes de tudo, precisamos compreender o que é liquidez. Liquidez diz respeito à facilidade ou dificuldade em transformar um ativo em caixa. Por exemplo, leva menos tempo para uma companhia vender um automóvel do que um terreno.

Quando falamos de liquidez, devemos observar duas dimensões: a facilidade de conversão do bem em dinheiro e a velocidade com que ele perde valor. Isso porque um terreno pode ter mais liquidez do que um automóvel, desde que ele seja vendido por um valor abaixo do que realmente vale. Portanto, é preciso sempre encontrar um equilíbrio.

O grau de liquidez de um bem é exatamente o índice que mensura o quanto um bem é mais “líquido” do que outro. Quanto maior for o grau de liquidez, mais rápida será a conversão desse ativo em caixa. Assim, o interesse do mercado em negociar esse ativo é um dos fatores que interferem nessa equação.

Para fins contábeis, o grau de liquidez também é uma avaliação passível de ser valorada. Quanto maior for o grau de liquidez de um negócio, menores são as chances de que ele se encontre em situação de insolvência. Em contrapartida, ativos com muita liquidez podem ser os menos rentáveis.

Comentários
Compartilhe: