O que são honorários?

Honorários

Quando falamos em honorários, fazemos referência à remuneração que um profissional liberal recebe pelos seus trabalhos prestados. Em outras palavras, os honorários são o pagamento a alguém pela prestação de um determinado serviço que é exercido de maneira independente.

O exemplo mais comum de honorários que temos no mercado são os honorários advocatícios. Ao contratar um advogado para uma causa, é estabelecida em contrato a forma de pagamento pelo serviço prestado. Essa forma de pagamento pode ser um valor fixo ou percentual sobre o valor da ação a ser recebido no futuro.

O mesmo se aplica a outros profissionais liberais, como contadores. Uma das principais características dos honorários é o fato de que eles indicam uma prestação de serviços finita ou pontual e não contínua. Ou seja, durante e após a conclusão do serviço, dure ele o período que for, não restam vínculos empregatícios entre as partes.

Embora a relação possa ser empresa (MEI)–empresa, pessoa física–empresa ou pessoa física–pessoa física, não há nenhum tipo de salário ou quantia fixa estabelecido a ser pago de maneira contínua. Essa forma de remuneração, inclusive, tem se tornado cada vez mais comum no mercado de trabalho nas mais diversas áreas.

Comentários
Compartilhe: