O que é IGP-M?

IGP-M

IGP-M é uma sigla para Índice Geral de Preços do Mercado. Trata-se de uma estatística produzida pela Fundação Getúlio Vargas e que compõe as ferramentas que determinam os índices de inflação no Brasil.

Similar ao IGP-DI, o IGP-M é pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte, enquanto o IGP-DI leva em consideração meses fechados. Esse índice existe desde a década de 80, tendo sido criado por entidades do setor financeiro frente à série de mudanças nos índices de inflação oficiais da época. Buscava-se um índice com mais credibilidade e independência.

Desde maio de 1989, a composição do índice está sob a responsabilidade da FGV. As variações de preço consideradas no IGP-M são as mesmas do IGP-DI: o Índice de Preços por Atacado (IPA), que tem peso de 60% no IGP-M; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30%; e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que representa 10%.

O IGP-M mede inflação para todas as parcelas da população, sem restrição de nível de renda, e é utilizado em contratos de aluguel, em reajustes de tarifas públicas e em contratos mais antigos de planos e seguros de saúde.

Compartilhe: