O que é inflação?

Inflação

A inflação é um dos termos mais mencionados no noticiário econômico diário. Por inflação podemos compreender um aumento contínuo e generalizado de preço em um grupo de produtos essenciais mensurados por órgãos oficiais. Portanto, a inflação age no poder de compra de nosso dinheiro, gerando sua desvalorização.

No Brasil, existem vários índices de preço que medem a inflação. Entre eles, podemos citar o IGP (Índice Geral de Preços), o IPA (Índice de Preços no Atacado), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) e o CUB (Custo Unitário Básico).

Basicamente, a inflação pode ser dividida em três tipos: de demanda, de custos e inercial. A inflação de demanda é percebida quando a demanda supera a oferta. A inflação de custos é quando o valor de produção fica mais alto e esses valores são repassados ao consumidor. Por fim, a inercial é a que resulta do impacto psicológico de tendências inflacionárias de períodos anteriores.

A medição da inflação é feita é partir da análise de preço de uma cesta básica de produtos, que se julgam essenciais à maioria das pessoas, tendo como base pesquisas de orçamento familiar. o IPCA, do IBGE, é considerado o índice de inflação mais importante no país.

Compartilhe: