O que é IOF?

IOF

O IOF é popularmente conhecido como Imposto sobre Operações Financeiras, mas na verdade seu nome correto é outro: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro. Como o próprio nome oficial indica, trata-se de um imposto que incide sobre esses três tipos de operação financeira.

Cada tipo de operação tem a sua alíquota específica de IOF, ou seja, não falamos aqui de uma alíquota fixa. A indicação das alíquotas de IOF sobre as transações financeiras é sempre uma indicação do Governo Federal e, por essa razão, de tempos em tempos a chamada “tabela do IOF” pode sofrer alterações.

Como o IOF aplica-se tanto a pessoas físicas como jurídicas, trata-se de uma forma de imposto que está bastante presente em nosso dia a dia. Por exemplo, quando fazemos o pagamento parcial de uma fatura do cartão de crédito, além dos juros e taxas que incidem sobre os valores pendentes, haverá ainda a incidência de IOF.

O mesmo aplica-se ao cheque especial, aos empréstimos e financiamentos, às operações de câmbio e à contratação de seguros.

Comentários
Compartilhe: