O que é just in time?

Just in time

Just in time é uma expressão em inglês, amplamente utilizada na logística, que indica um sistema de administração de produção no qual todas as coisas devem ser produzidas, transportadas ou compradas na hora exata.

Trata-se de um conceito que pode ser usado em praticamente qualquer área e seu objetivo maior é a redução dos estoques e, consequentemente, dos custos relacionados a armazenagem e manutenção dos produtos.

O termo “just in time”, em tradução direta, significa “na hora certa”. Para que esse tipo de técnica seja aplicada, o sistema da empresa deve estar apto a produzir sob demanda. Muitas vezes, a matéria-prima ou o produto chegam ao local de manufatura ou distribuição no momento em que forem ser utilizados.

As empresas que adotam o conceito “just in time” podem ter matéria-prima estocada suficiente apenas para algumas horas ou alguns dias de produção. Para isso, é preciso trabalhar com um número restrito de fornecedores e todos eles devem ser capazes de se adequar às necessidades da companhia.

Outra característica desses sistemas é a de estarem permanentemente conectados, informando em tempo real aos seus gestores o status do estoque e as previsões de transporte e entrega de produtos, para que não haja tempo ocioso de produção.

O Kanban, ferramenta utilizada para controlar fluxos de produção e de transporte, é amplamente utilizado pelas empresas que adotam o conceito just in time.

Comentários
Compartilhe: