O que é Kanban?

Kanban

O sistema Kanban é uma técnica japonesa bastante difundida no mundo empresarial, que permite o controle de fluxos de produção ou de transportes por meio de cartões sinalizadores. Atualmente, softwares mais modernos podem fazer essa função, mas o princípio do método permanece o mesmo.

O método Kanban foi criado na década de 60 pela empresa Toyota. O princípio inicial do sistema se baseou no fluxo de abastecimento de um supermercado. Conforme os produtos vão sendo vendidos ou consumidos, é necessário que os espaços vazios sejam reabastecidos. Para esse controle eram utilizados cartões coloridos, indicando a próxima etapa a ser realizada.

Empresas que adotam conceitos just in time, por exemplo, utilizam largamente aplicações baseadas nos princípios desse método. A ideia do sistema é reduzir a ociosidade e os tempos de espera, uma vez que quando não há uma tarefa atribuída para um funcionário ou equipe, é possível partir para a tarefa seguinte.

A busca pelo equilíbrio é a principal característica do Kanban. Isso porque, segundo o que preconiza o sistema, o processo anterior não pode produzir mais peças do que a capacidade de consumo do processo posterior. Esse sistema evita desperdícios e permite um uso mais racional de matéria-prima.

Comentários
Compartilhe: