O que é lucro real?

Lucro real

O chamado lucro real é um modelo de tributação, obrigatório para algumas empresas em determinadas condições, em que a tributação é calculada sobre o lucro líquido obtido durante o período de apuração.

Assim como em outros casos, neste também devem ser adicionados ou descontados outros valores conforme as compensações permitidas pela lei. Dessa forma, quando a empresa opta por esse regime tributário, precisa apurar o lucro líquido de cada ano antes de fazer os cálculos correspondentes ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Caso a empresa perceba um prejuízo no final do período, então ficará dispensada do pagamento de impostos relativos àquele exercício. Vale lembrar que esse regime não é cumulativo para o PIS-Pasep e a COFINS. Isso significa que apesar dessas alíquotas serem superiores às do lucro presumido – 9,25% –, nessa modalidade há a possibilidade de descontar valores com base em alguns fatores.

É preciso ficar atento ainda ao fato de que na modalidade de lucro real a empresa precisa apresentar obrigatoriamente alguns registros do seu sistema contábil como forma de comprovar as despesas que teve. Para obter informações detalhadas sobre quais são essas comprovações, não deixe de consultar um profissional de contabilidade.

Comentários
Compartilhe: