O que é lucro tributável?

Lucro tributável

De uma forma simples, o lucro tributável é aquela parte do lucro obtido por uma empresa em um determinado período sobre a qual incidirão os impostos. É importante ressaltar que o lucro líquido apurado não corresponde, necessariamente, ao lucro tributado.

Para se chegar ao lucro tributável é preciso encontrar primeiro o lucro líquido de cada período. Há ainda diferenças entre as empresas que optam pela tributação pelo lucro real e pelo lucro presumido. Cada uma delas tem formas específicas de apuração.

A base de apuração das empresas que seguem o regime de lucro real é o resultado contábil ajustado por adições e exclusões previstas na legislação referente aos impostos. Já no caso do regime de lucro presumido, o valor em percentual é determinado em função da receita bruta, independentemente do lucro líquido obtido.

No segundo caso, o cálculo é muito mais simples, mas nem sempre a empresa tem a possibilidade de optar por esse tipo de faturamento. Sendo assim, é fundamental que a sua companhia tenha clareza absoluta sobre as regras às quais está subordinada. O papel do profissional de contabilidade é essencial nesses casos para sanar todas as dúvidas que possam existir.

Comentários
Compartilhe: