O que é manifesto de marca?

Manifesto de marca

Manifesto de marca é uma espécie de carta de intenções, elaborada por uma empresa, que visa comunicar uma ideia relacionada à companhia, a um produto ou a um serviço. É uma forma de a companhia demonstrar o seu posicionamento no mercado com relação a um determinado assunto.

Amplamente utilizado no mercado publicitário, o manifesto de marca é uma forma de ordenar itens como missão, visão, valores e sentimentos relacionados à sua companhia. Assim, os consumidores compreenderão melhor o que você faz e por que age de uma determinada maneira.

Da mesma forma, esses conceitos podem inspirar os seus consumidores não apenas a refletirem sobre um tema, mas também a adotarem determinados comportamentos com os quais se sintam identificados. Por meio de um manifesto de marca, sua empresa ou seus produtos podem servir de inspiração para os clientes, o que ajuda a tornar a lembrança da marca mais forte na mente dos consumidores.

Empresas como Coca-Cola, Nike, Apple e Red Bull são alguns exemplos de companhias cujos conceitos são amplamente conhecidos pelos consumidores. Isso porque seus produtos refletem, em teoria, elementos defendidos no manifesto de marca da empresa. São elementos intangíveis que, muitas vezes, antecedem a percepção do consumidor diante de um novo produto ou serviço.

Comentários
Compartilhe: