O que é mercado de capital?

Mercado de capital

O mercado de capital é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas. De forma mais simples, podemos citar as bolsas de valores, as sociedades corretoras e demais instituições financeiras autorizadas, como os locais onde acontecem essas negociações.

Por ativos mobiliários entendemos itens como ações, debêntures ou papeis comerciais. Outros derivativos autorizados à negociação são os contratos futuros, as opções e os certificados de depósitos de ações. Apesar de parecer algo restrito ao mundo empresarial, em muitos casos qualquer pessoa física pode participar dos processos de negociação.

A ideia de um mercado de capitais é centralizar recursos das mais diversas fontes de forma que seja possível utilizar o capital da sociedade para financiar atividades do comércio, da indústria ou até mesmo de atividades econômicas governamentais. Nos países em desenvolvimento, o volume de negociações é menor e as opções tornam-se mais restritas.

Podemos classificar ainda o mercado de capitais como primário ou secundário. No primeiro caso, falamos de ativos financeiros em sua primeira negociação (seja ela uma ação, um CDB ou uma letra de câmbio). Já o secundário é aquele no qual o primeiro comprador revende esse ativo para terceiros e assim sucessivamente.

Compartilhe: