O que é nome fantasia?

Nome Fantasia

O termo nome fantasia também é conhecido como nome comercial, nome de marca ou nome de fachada. Trata-se da maneira popular como uma empresa é conhecida pelo público e pode diferir completamente da razão social ou do nome utilizado por pessoas jurídicas.

Quando uma empresa é criada, ela precisa adotar uma razão social, nome pelo qual ela responderá aos órgãos do governo, às instituições financeiras e em contratos celebrados com clientes e parceiros. No entanto, o nome jurídico de uma companhia nem sempre tem o apelo comercial necessário para a venda dos seus produtos e serviços.

É justamente aí que entra em cena o nome fantasia. Essa é a denominação pela qual a empresa se torna conhecida do grande público, podendo ser adaptada ou modificada ao longo da existência da companhia. A ideia é que o nome possa proporcionar um melhor resultado de marketing bem como um aproveitamento mais eficiente da marca.

É graças ao nome fantasia que a empresa também pode buscar o registro de uma marca ou patente. No Brasil, esse trabalho é feito pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Vale lembrar que o registro da marca não é um procedimento obrigatório, mas quando isso ocorre ela passa a ser incorporada ao patrimônio da empresa como um ativo.

Dessa forma, é bem comum encontrarmos marcas, ou seja, nomes fantasia que se tornam mais valiosos até mesmo que o próprio patrimônio da empresa. Por essa razão, o nome fantasia de uma companhia deve ser escolhido com muito cuidado, pois será o principal responsável por identificar a empresa no mercado.

Comentários
Compartilhe: