O que é nota explicativa?

Nota Explicativa

Embora a princípio esse termo possa fazer referência a algo genérico, em termos contábeis uma nota explicativa tem regras específicas. As notas explicativas são complementos às demonstrações contábeis, como quadros analíticos ou outras informações necessárias para que se compreenda melhor a situação ou a evolução patrimonial de uma empresa.

As características dessas notas, bem como a sua utilização, são regidas pela Lei 6.404/76. Elas devem estar presentes nas demonstrações contábeis o quanto for necessário para que se tenha uma melhor compreensão dos resultados do exercício e da situação patrimonial de uma companhia.

Entre os elementos mínimos que se espera presentes em notas explicativas podemos incluir a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, detalhes sobre as práticas contábeis adotadas, ajustes relativos a exercícios anteriores, ônus sobre ativos, entre outras informações.

A não indicação de notas explicativas não constitui um problema legal na elaboração de uma demonstração contábil. Todavia, deve sempre primar pela facilitação da compreensão das informações por parte de terceiros, dirimindo-se as dúvidas dos acionistas e do público em geral em relação aos meios pelos quais determinados resultados foram obtidos.

Comentários
Compartilhe: