O que é Nota Fiscal?

Nota Fiscal

A Nota Fiscal é um recibo obrigatório que deve ser emitido após a realização de qualquer transação de venda ou serviços. A não emissão de nota fiscal é ilegal e considerada sonegação, pois ela documenta a transação com o objetivo de recolhimento de impostos. Se algum estabelecimento não entregar a Nota Fiscal após a compra, o consumidor deve exigi-la.

Há vários tipos de notas fiscais. São elas a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e a NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor). Cada uma delas tem uma função específica, porém o objetivo de todas é o mesmo: garantir que os impostos e as taxas de tributos sejam calculados e recolhidos de maneira correta.

O surgimento das Notas Fiscais Eletrônicas facilitou muito a vida das empresas, pois dispensa a impressão, reduz custos e os riscos de extravio.

A Nota Fiscal serve ainda como comprovante de compra que pode ser utilizado pelo consumidor caso ele deseje requisitar serviços como garantia, troca ou até mesmo a devolução de um produto. Em caso de algum problema com a empresa, a Nota Fiscal serve também como prova caso o consumidor queira entrar com um processo na Justiça.

A Nota Fiscal, no entanto, vai além de um simples recibo. Ela também pode ser utilizada em casos em que não há transações financeiras, como na regularização de doações, transporte ou empréstimos de bens.

Por meio da Nota Fiscal é possível que as empresas tenham um controle de entrada e saída, verifiquem os impostos pagos, os valores pagos pelos clientes, lucros, entre outros dados. Este documento também facilita a vida da empresa caso ela precise ser analisada ou auditada por terceiros.

Além disso, a Nota Fiscal é um comprovante comercial que gera confiança e credibilidade entre o comerciante e o cliente.

Emissão de Notas Fiscais

O processo de emissão de Nota Fiscal pode ser automatizado por meio de softwares que agilizam todos os processos e ganham tempo para a sua empresa. A Sage possui uma linha completa de ferramentas que ajudam a sua empresa neste processo.

Por exemplo, caso você precise emitir Notas similares todo mês ou para vários clientes, com o Sage Business Cloud NF-e você seleciona a Nota Fiscal e clona quantas vezes quiser podendo editar qualquer detalhe, ganhando tempo no processo. Conheça aqui os nossos produtos.

Nota Fiscal Paulista

Desde 2007, o estado de São Paulo tem o programa da Nota Fiscal Paulista onde o governo estadual, visando combater a sonegação e aumentar a arrecadação, devolve ao consumidor parte do imposto embutido nas mercadorias.

Para ganhar, basta que o consumidor peça que seu CPF seja incluído na Nota Fiscal. O resgate do dinheiro é feito por meio do site oficial da Nota Fiscal Paulista com depósito em conta ou abatimento no IPVA. Também é possível doar estes valores para instituições de caridade.

Os créditos que o consumidor pode receber de volta variam de acordo com o valor de impostos pagos pela empresa naquele mês. E o dinheiro só pode ser sacado duas vezes por ano.

Comentários
Compartilhe: