O que é oceano azul?

Oceano azul

Você já ouviu falar na Estratégia do Oceano Azul? O termo foi cunhado em 2005, quando foi lançado o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Ambos representam o The Blue Ocean Strategy Institute, parte da INSEAD, uma das mais renomadas escolas de negócios da Europa.

Oceano Azul é um conceito de negócios que apregoa que a melhor maneira de tentar superar a concorrência é deixar de tentar superá-la. Em outras palavras, os autores defendem a ideia de que uma empresa que pretende crescer deve buscar mercados inexplorados, em vez de disputar fatias de modelos de negócio já com competitividade acirrada.

O Oceano Azul, portanto, é uma metáfora para um local no qual a empresa pode “nadar livremente”, uma vez que praticamente não encontra concorrência. Por outro lado, deve-se evitar os “oceanos vermelhos”, os mercados que estão saturados pelos concorrentes. A cor vermelha é uma analogia a um “mar de sangue”, derramado pelas batalhas entre as empresas.

Empresas como o Cirque du Soleil, o Uber e a Starbucks são algumas das referências que adotam esse conceito de forma bem-sucedida. Alguns conselhos que o método defende incluem ir além da demanda existente, reconstruir barreiras no mercado, superar obstáculos organizacionais e orientar a execução estratégica.

Comentários
Compartilhe: