O que é oligopólio?

Oligopólio

Um oligopólio pode ser considerado uma forma mais complexa de monopólio. Nesse caso, um grupo de organizações ou governos conquistam o domínio da oferta de determinado grupo de produtos ou serviços.

Considerada uma estrutura de concorrência imperfeita, são várias as causas que levam à formação de oligopólios. Na grande maioria dos casos, os oligopólios são prejudiciais aos consumidores. Como poucas empresas detêm o poder produtivo, elas podem aumentar os preços ou diminuírem a produção quando bem quiserem, impactando no valor final do bem.

Apesar dessa característica não ser benéfica para o consumidor, trata-se de uma situação legal de mercado, ou seja, não há impedimento para a formação de oligopólios. Setores como o de petróleo e mineração, por exemplo, dado o alto custo necessário para entrada nesse mercado, costumam operar com poucas empresas.

A única forma de oligopólio que é proibida por lei é a formação de cartel. Nesses casos, grupos de empresas fazem acordos comerciais para elevar o preço de um produto ou serviço, aumentando de forma artificial a sua lucratividade e prejudicando os consumidores. Outra prática que pode ser considerada como cartel, seria o impedimento para que novos concorrentes entrem em um determinado mercado.

Comentários
Compartilhe: