O que é passivo?

Passivo

Passivo é o nome daquilo que uma empresa deve, ou seja, as suas obrigações ou a parte negativa de seu patrimônio. O passivo deve ser demonstrado no Balanço Patrimonial e é classificado em ordem decrescente de seu vencimento, que pode ser de curto ou longo prazo. Ou seja, as contas que vencem primeiro aparecem no topo.

Passivo é toda obrigação que a empresa tem com terceiros e cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos. Os passivos podem ser dívidas com fornecedores, obrigações trabalhistas, salários, comissões, impostos, financiamentos, empréstimos, etc.

De acordo com a legislação brasileira, os passivos empresariais são divididos em:

  • Passivo exigível, que é subdividido em passivo circulante e passivo não circulante.
  • Patrimônio líquido, que é a diferença entre o passivo e o ativo da empresa, também chamado de passivo não exigível.

Passivo circulante e Passivo não circulante:

O Passivo Circulante representa as obrigações com vencimento até o término do exercício seguinte.

Já o Passivo Não Circulante representa as obrigações com vencimento após o término do exercício seguinte.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da empresa. Ou seja, corresponde à riqueza da empresa descontadas as suas obrigações.

Os ativos, os passivos e o patrimônio líquido têm que ser demonstrados no balanço patrimonial, que é um relatório composto por duas colunas. Na primeira fica o ativo e na segunda o passivo. Logo abaixo, vem o patrimônio líquido. O valor do ativo deverá ser igual à soma entre o passivo e o patrimônio líquido.

Quando o valor do passivo for maior que dos ativos, o patrimônio líquido da empresa ficará negativo e deve aparecer no balanço como “passivo a descoberto” em substituição à expressão “patrimônio líquido negativo”.

ROE

Uma sigla bastante comum na área é o ROE, que em inglês significa Return on Equity, e em português quer dizer retorno sobre o patrimônio líquido.

Este cálculo mede a rentabilidade de uma empresa revelando quanto de lucro ela gera ao dinheiro investido pelos acionistas.

Comentários
Compartilhe: