O que é PIB?

PIB

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto. Esse índice representa a soma, em dinheiro, de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região. Frequentemente, calcula-se o PIB de um país, de um estado ou de um município.

A ideia por trás desse índice macroeconômico é de quantificar a capacidade produtiva de uma região, colocando-a em valores como forma de realizar comparações, mesmo entre países com moedas distintas. Para que não haja dupla contagem, excluem-se todos os bens de consumo intermediários, levando-se em consideração apenas bens e serviços finais.

A partir do cálculo do PIB, existem diversas variações a serem consideradas. Por exemplo, o PIB nominal e o PIB real. O nominal indica que os valores foram calculados a preços correntes. Já o real é calculado a preços constantes, isto é, não leva em consideração os efeitos da inflação sobre o ano-base do cálculo.

Além disso, é possível avaliar um PIB sob três pontos de vista: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. No primeiro caso, o valor é calculado a partir das despesas dos agentes econômicos; no segundo, a partir do valor gerado por cada um deles; e no terceiro considera-se o rendimento dos fatores produtivos distribuídos pelas empresas.

Comentários
Compartilhe: