O que é PLR?

PLR

PLR é uma sigla para Participação nos Lucros e Resultados. Muitas empresas também chamam essa iniciativa de PPR (Programa de Participação nos Resultados). Esse mecanismo é regido pela lei 10.101/00 e prevê a participação dos empregados nos lucros ou resultados obtidos pela empresa, como forma de incentivo à produtividade.

Embora não seja obrigatória a adoção desse sistema, quando uma empresa opta por pagar o PLR aos seus funcionários deve seguir determinadas regras. Uma delas é a necessidade de a PLR ser negociada entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir, escolhido pelas partes de comum acordo:

  1. convenção ou acordo coletivo; ou
  2. comissão paritária escolhida pelas partes, integrada, também, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria.

Todos os empregados devem ter direito à PLR, sem exceção, mas os valores pagos podem variar de acordo com uma série de fatores, como cargo, nível hierárquico ou metas atingidas.

Por essa razão, não existe uma fórmula única que determine quanto o trabalhador deve ganhar nesses casos. Tudo vai depender dos índices estabelecidos pela companhia, e entre eles podemos citar produtividade, nível de qualidade e lucratividade da empresa como alguns dos mais comuns adotados.

Comentários
Compartilhe: