O que é poder aquisitivo?

Poder aquisitivo

Em economia, entendemos poder aquisitivo como a capacidade que um determinado indivíduo, um grupo de pessoas ou uma população tem de adquirir bens e serviços. O conceito de poder aquisitivo se aplica mesmo àqueles que não adquirem um determinado item, pois pressupõe-se que poderiam fazê-lo se assim quisessem.

É importante ressaltar que nem sempre essa relação se dá exclusivamente com rendimentos monetários. Por exemplo, se alguém adquire bens por meios não monetários, como através da prestação de um serviço, ainda assim essa pessoa pode ser considerada alguém com tanto poder aquisitivo quanto outras com capital disponível.

Ainda na seara econômica, há dois conceitos relacionados ao poder aquisitivo que vale a menção: a Paridade do Poder Aquisitivo (PPA) e a Paridade do Poder de Compra (PPC). Esses conceitos medem quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais, levando-se em consideração o câmbio.

A metodologia de cálculo relaciona o poder aquisitivo com o custo de vida local, apontando se o salário que recebe é suficiente para que ele compre tudo aquilo que necessita. A PPA é um método importante de comparação do PIB, uma vez que o simples comparativo em moeda não é suficiente para demonstrar com precisão o poder aquisitivo de uma determinada população.

Comentários
Compartilhe: